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Como posso verificar se meu servidor de e-mail está na lista negra?

Solução

Visão geral

Existem muitos casos em que servidores de e-mail externos podem bloquear e-mails de seu servidor, resultando na rejeição das tentativas de envio de e-mails com um erro de devolução.

Normalmente, esse problema é causado pelo envio de IP ou domínio do seu servidor listado em uma RBL (Lista Negra em Tempo Real) existente. Alguns provedores também podem bloquear e-mails com base no domínio ou na 'reputação de envio' do IP sendo anotado como desconhecido ou em situação ruim.

Este guia fornecerá informações sobre como verificar se o seu servidor está na lista negra, onde verificar a reputação de envio, bem como o que fazer quando um provedor maior (como o Gmail) bloqueou e-mails do seu servidor.

As informações aqui têm o objetivo de ajudar a remover seu servidor de uma lista negra depois que o motivo da lista negra for resolvido. Tentar remover um servidor de uma lista negra enquanto a atividade maliciosa ainda estiver presente não é recomendado.

Para uma ideia geral de como evitar abusos de e-mail em seu servidor, sugiro a leitura de nossa documentação sobre o assunto.

Como posso saber se o e-mail do meu servidor está na lista negra?

Os seguintes recursos permitem que você verifique se seu IP, nome de host ou domínio de envio está registrado em alguma lista negra existente:

MultiRBL.valli.org
MxToolbox
rbls.org

Os recursos a seguir são limitados à verificação de IPs, mas também podem ser úteis ao confirmar se o IP de envio do seu servidor está na lista negra:

Abuseat CBL
WhatIsMyIPAddress.com - IP Address Blacklist Check

Observe que alguns RBLs existentes podem bloquear o IP do seu servidor sem motivo, o que significa que algumas listagens podem ser ignoradas como falso-positivo. Para fornecer alguns cenários de exemplo:

O país associado ao IP do seu servidor pode estar bloqueado em uma lista negra com base em um país.

Inversamente, algumas listas negras bloqueiam IPs de todos os países, exceto de um único país (ou seja, IPs fora da Dinamarca são colocados na lista negra automaticamente).

A lista negra pode bloquear arbitrariamente o IP do seu servidor de acordo com uma métrica específica do provedor.

Para referência, aqui estão os provedores de RBL mais comuns usados:

Como posso verificar a reputação do meu remetente?

Aqui estão alguns recursos que fornecem dados atuais para a reputação de envio de um servidor:

Sender Score (Return Path)
Cisco Talos - IP and Domain Reputation Center
BarracudaCentral
ReputationAuthority (WatchGuard Technologies)

Os provedores podem usar IP e reputação de domínio para identificar o histórico de atividades de e-mail suspeitas, independentemente de estarem presentes em uma lista negra. Essas informações podem ser úteis para mitigar 'infratores reincidentes' ou até mesmo fontes potencialmente maliciosas que ainda não foram incluídas na lista negra.

Ao contrário da lista negra, a reputação é algo que se baseia nas tendências de envio de um servidor, algo como uma 'pontuação de crédito'. Em alguns casos, reverter a reputação do remetente negativo pode ser mais difícil do que ser removido de uma lista negra, portanto, prestar atenção a essa reputação é crucial.

[Provedor] está bloqueando meu e-mail, como faço para remover esse bloqueio?

Os principais provedores de e-mail geralmente usam listas negras individuais para evitar e-mails que foram denunciados como suspeitos, o que pode representar um desafio adicional para que seus e-mails sejam entregues com sucesso mais uma vez.

Abaixo está uma lista dos erros de lista negra mais comuns encontrados em grandes provedores e o que pode ser feito para resolver cada um deles.

Observe, cPanel, L.L.C. não pode ajudá-lo neste processo de remoção da lista negra:

Gmail

Exemplo de resposta de erro:

550-5.7.1 [<ip>] Our system has detected that this message is\n550-5.7.1 likely unsolicited mail. To reduce the amount of spam sent to Gmail,\n550-5.7.1 this message has been blocked. Please visit\n550-5.7.1 Gmail Help 5.7.1 for more information. q26.556 - gsmtp

 

o que fazer a seguir?

De acordo com a mensagem de erro, o Gmail sugere revisar a documentação primeiro para determinar por que sua tentativa de envio de e-mail foi bloqueada.

Quem devo contatar para remover este bloqueio?

Você pode relatar um problema de entrega entre seu domínio e o Gmail aqui.

Microsoft (Hotmail, Outlook, Live)

Exemplo de resposta de erro:

550 5.7.1 Unfortunately, messages from [<ip>] weren't sent. Please contact your Internet service provider since part of their network is on 

 

o que fazer a seguir?

A resposta ao erro pode variar dependendo do motivo do bloqueio, portanto, sugerimos que você reveja a documentação de resposta ao erro da Microsoft para encontrar instruções específicas para resolver o problema.

Quem devo contatar para remover este bloqueio?

A Microsoft fornece instruções sobre como ser retirado da lista de 'remetentes bloqueados' aqui.

Yahoo

Exemplo de resposta de erro:

421 4.7.0 [TSS04] Messages from <ip> temporarily deferred due to user complaints - 4.16.55.1; see Error: "421 4.7.0 [XXX] Messages from x.x.x.x temporarily deferred due to user complaints - 4.16.55.1" when sending email to Yahoo | Postmaster Help - SLN3434

 

o que fazer a seguir?

O Yahoo sugere que você analise a documentação do PostMaster para obter informações adicionais sobre por que você foi bloqueado ou adiado.

Quem devo contatar para remover este bloqueio?

O Yahoo sugere entrar em contato com sua equipe PostMaster diretamente para resolver a maioria dos problemas. Como alternativa, você pode solicitar o status de 'novo remetente' nos servidores do Yahoo aqui.

AOL

Exemplo de resposta de erro:

Diagnostic code: smtp;554-: (ISP:B2) AOL Postmaster - Error Codes TRANSACTION FAILED

 

o que fazer a seguir?

A resposta ao erro pode variar dependendo do motivo do bloqueio, portanto, é recomendável revisar a documentação de resposta ao erro da AOL para encontrar instruções específicas para resolver o problema.

Quem devo contatar para remover este bloqueio?

Você pode solicitar a remoção de quaisquer blocos AOL existentes aqui.

 

GMX

Exemplo de resposta de erro:

A message that you sent to the following recipient could not be
delivered due to a permanent error. ** The remote server <ip>
responded with: ** <local_part>@<domain> 554:For explanation visit
http://postmaster.gmx.com/en/error-messages

 

o que fazer a seguir?

A resposta ao erro pode variar dependendo do motivo do bloqueio, portanto, é recomendável revisar a documentação de resposta ao erro do GMX para encontrar instruções específicas para resolver o problema.

Quem devo contatar para remover este bloqueio?

Você pode relatar um problema de entrega entre seu domínio e GMX aqui.

Outros Provedores

Todos os provedores não mencionados aqui (ou seja, ProtonMail, Yandex, Zoho) não fornecem instruções explícitas de remoção da lista negra. Você precisará entrar em contato com as equipes de suporte para obter mais informações.

 

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu como verificar domínios de servidor e IPs em listas negras populares, bem como alguns métodos de análise de reputação do remetente. Você também aprendeu como lidar com problemas de lista negra específicos do provedor com seus recursos disponíveis.

Se você quiser saber mais sobre como garantir a capacidade de entrega do e-mail, verifique nossos recursos sobre como evitar o abuso de e-mail e a entrega na caixa de entrada:

 

 

 

 

 

 

 

 

 
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Detalhes do artigo
ID do Artigo: 43
Categoria: Tutoriais
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